Inosat

Saiba como as soluções Inosat podem ajudar a sua empresa

Só até 31 de Outubro!

6 Meses grátis*

Preencha o formulário para saber quanto pode poupar com a sua frota e garanta o acesso a esta campanha limitada.

Roubo de combustível: quanto custa à sua empresa?

fuel_steel

Roubo de combustível: empresas perdem milhares de euros.

Dependendo da tipologia de veículo e da respectiva capacidade dos depósitos, um único roubo de combustível pode representar para a empresa um prejuízo que pode ir desde algumas dezenas de euros até mais de 1000€.

Esta é uma realidade mais comum do que parece. Os casos sucedem­-se por todo o país, sobretudo com o escalar do preço dos combústiveis. Através de processos rápidos e simples, o roubo de combústivel acontece essencialmente através de duas formas: extração direta a partir do depósito e a utilização indevida do cartão de abastecemento da empresa. Em ambos os casos, estamos perante grandes prejuízos para as empresas, o que representa uma autêntica dor de cabeça para gestores de frotas e transportadoras.

 

Camiões ­alvos perfeitos

No caso da extração direta a partir do depósito, os veículos pesados são particularmente afetados devido ás dimensões do depósito e ao facto de estarem habitualmente estacionados em zonas isoladas e sem vigilância. O problema é ainda mais comum nos camiões que possuem depósitos com capacidade para 500 a 1000 litros. Muitas empresas optam por contratar serviços de segurança noturna, numa tentativa de evitar os constantes furtos. No entanto, esta medida implica custos adicionais, e nem sempre é fácil de aplicar quando os veículos seguem em viagem.

 

O desafio de controlar custos

Os gastos com combustível são uma parte bastante significativa da estrutura de custos das empresas, sendo este cenário agravado pela utilização indevida do cartão de abastecimento para uso particular. Trata-­se de uma quebra tremenda na produtividade da empresa, uma vez que esta tem custos com recursos que não utiliza. Para detectar esta burla, é preciso controlar com atenção o consumo e os kilometros percorridos pelos veículos da empresa, e cruzar com os abastecimentos contabilizados. Este processo implica um grande dispêndio de tempo e não sempre pode ser aplicado.

 

A solução Inosat contra o roubo de combustível

Para solucionar o problema do roubo de combustível nas suas formas mais habituais, a Inosat apresenta um conjunto de soluções, integradas no seu sistema de gestão de frotas, que permitem de uma forma simples detectar as tentativas de roubo e evitar os prejuízos.

 

Extração direta a partir do depósito

Nos veículos pesados é possível a instalação de um Sensor de Abertura de Depósito que, após configuração, permite despoletar um alerta em tempo real sempre que o depósito seja aberto fora de zona (s) não permitida (s).

 

Utilização indevida do cartão da empresa

É possível monitorizar o nível de combustível no depósito através da recolha de informação da centralina. Desta forma o consumo será sempre monitorizado.

Este problema poderá também ser contornado com a integração dos ficheiros de abastecimento das gasolineiras, permitindo saber se um cartão de abastecimento foi utilizado numa hora e local onde não estava o veículo da empresa associado a esse cartão.